Saturday, January 21, 2006

A Casa de Garrett no DN de hoje

O Diário de Notícias traz hoje, sábado, dia 21 de Janeiro, uma notícia sobre o projecto «Casa de Garrett». É importante esta divulgação, pois os meios de que dispomos são reduzidos.
Como diz a notícia, correctamente, este é um projecto à volta de um Autor, como já aqui foi escrito.
A eventual demolição da casa onde Garrett morreu apenas vem reforçar a nossa vontade de levar por diante o projecto. A «nossa» Casa de Garrett é, sempre foi, um projecto cultural e literário que tem como referência um Autor, nem sempre tão conhecido e lido como por vezes parece.
A eventual demolição da casa da antiga Rua de Santa Isabel é, claramente, uma perda patrimonial para Lisboa. A eventual demolição dessa casa, e a construção, no seu lugar, de um outro edifício, corresponde ao novo-riquismo urbanístico que tomou conta da cidade.
Não temos, infelizmente, a tradição de preservar a casa dos escritores e dos artistas, não as tornando necessariamente equipamentos culturais pretensiosos e megalómanos, que para pouco mais servem do que para consumir orçamentos, mas sim a natural preservação dos lugares por respeito a uma história, a uma cultura, a uma memória.
É sabido que esquecemos ou tratamos mal os nossos mortos. A cultura continua a estar mais fora do que dentro da nossa pele colectiva. E só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja. E, então, levanta-se um vendaval de ladainhas.
O que queremos e sempre quisemos, qualquer que viesse a ser o destino da casa real, é fazer um projecto cultural e literário chamado «casa de Garrett», em que uma das componentes seja a reprodução virtual da dita casa. Pelo caminho, no caso de o destino da casa ser o mais indesejável, fica, pelo menos, esse registo.
Por tudo isso as «dúvidas quanto ao seu propósito» só podem ser justificadas. E os propósitos, garantimos, são tenebrosos e ignóbeis...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home