Wednesday, September 27, 2006

Requiem pela casa de Garrett *

In memoriam de Cristina Futscher Pereira,
no primeiro aniversário da sua morte

Na crónica deste ano de 2006 ficará registado um acontecimento que, sem a repercussão de outros de maior imediatismo e preponderância na vida nacional, é deveras emblemático do nosso já antigo desleixo cívico e cultural, se não for mesmo sintoma de doença mais grave. Falo da demolição da casa em que morreu o poeta, dramaturgo, romancista, ensaísta, e figura preponderante da vida portuguesa da primeira metade do século XIX, Almeida Garrett.
Nascido no Porto, Garrett veio para Lisboa com dez anos de idade, iniciando assim um itinerário de certo nomadismo, que passa pelos Açores, pelos exílios, pelas funções desempenhadas no exterior, mas também pela inconstância da residência. Não diz ele nas Viagens na Minha Terra «De quê e como sou eu feito, que não posso estar muito tempo num lugar, e não posso sair dele sem pena?» Esta mesma frase usou Henrique de Campos Ferreira Lima, estudioso que devotou muito do seu esforço à investigação da biografia garrettiana, num artigo da revisa Olisipo (Outubro de 1939) dedicado precisamente ao levantamento das casas onde o poeta residiu, por períodos de duração variável, em Lisboa. E foram muitas.
Apesar disso, aquela última casa da antiga Rua de Santa Isabel, actual Rua Saraiva de Carvalho, adquiriu uma importância particular. «Foi com esta casa, supondo que, talvez, seria aquela onde, por mais tempo, se fixaria até à sua última morada, que o poeta teve maiores preocupações», afirma Ferreira Lima no artigo já citado. Garrett escolheu-a, mandou arranjá-la, cuidou de a mobilar e decorar com extremos cuidados antes de ir habitá-la com sua filha. Gomes de Amorim descreve minuciosamente a casa pronta nas suas Memórias Biographicas de Garrett, que constituem a principal fonte de informação de Ferreira Lima, mas também de José Osório de Oliveira em O Romance de Garrett e de todos quantos se têm interessado pela biografia do poeta: a entrada, o jardim, no andar nobre a saleta, a livraria com as quatro estantes, a cadeira abacial, o quarto de paredes forradas de papel verde e festões de rosas. Esta era a casa ansiada, na qual Garrett entrou a 30 de Outubro de 1854 e onde, pouco mais de um mês depois, morrerá às 6 horas e 25 minutos do dia 9 de Dezembro.
O fiel Gomes de Amorim, que acompanhou a agonia do escritor, conta com repulsa e patético desgosto o abandono a que alguns dos seus próximos o votaram: «Eram outras, inteiramente outras as circunstâncias; porém não faltava muito para que a morte de Garrett fosse igual à de Camões. Graças a Deus, que tal não sucedeu. Semelhante opróbrio basta que se veja uma vez em mil anos, para deixar uma eterna mancha na face da nação que o consentiu».
Quando desapareceu, aos 55 anos, Garrett não era propriamente um desconhecido. Estivera presente nos momentos cruciais da vida política do seu tempo e nem a sua acção nem a sua figura tinham passado despercebidas. Culturalmente, deixou marcas indeléveis. Literariamente, nenhuma figura relevante posterior pôs em causa a sua importância ou rejeitou a sua herança. O Frei Luís de Sousa, as Folhas Caídas e As Viagens na Minha Terra ocupam um lugar inamovível na história do nosso teatro, da nossa poesia, da nossa narrativa, e são consistentes com o resto da sua obra, incluindo a recolha pioneira que o Romanceiro constitui.
Em todos os momentos da história do último século houve quem reivindicasse filiações garrettianas. Uns saudaram o nacionalista, outros celebraram o liberal, uns sublinharam mais o seu apego aos valores da pátria e o amor das raízes, outros o seu apego aos valores do povo e aos ideais democráticos, uns reviram-se mais no dandy, outros no político, mas a admiração literária foi sempre comum. E as suas circunstâncias humanas sempre foram comummente respeitadas.
A preservação da casa onde o escritor viveu os últimos dias da sua vida tinha o mais alto interesse simbólico, por representar o gesto intencional de vincular a sua figura ao lugar e à cidade, tornando mais palpável uma geografia pessoal capaz de nos restituir a sua presença.
O edifício apresentava um valor arquitectónico e histórico intrínseco, mas o facto de Garrett ali ter vivido dava-lhe uma particular representatividade, o facto de ali ter morrido envolvia-o numa aura. A gravura reproduzida nestas páginas**, publicada no Archivo Pittoresco, que iniciou a sua publicação em 1857, e a conhecida aguarela de Ribeiro Cristino quase constituem uma tradição iconográfica que, somada às tentativas que desde 1874 se fizeram para que o edifício fosse classificado, sublinham o facto de a casa imprimir carácter àquele lugar.
A casa de Garrett poderia ter sido um pretexto. Não para o reduzir a um «equipamento» alimentado à custa de mundos e fundos, mas um pretexto para recentrar a memória colectiva, como que a recordar que o mundo não começou ontem. Um pretexto ainda para fazer descobrir ou redescobrir a sua obra, não apenas o seu nome ou o prestígio de monumento que automaticamente se lhe associa, e de nela rastrear a dimensão humana do seu Autor. A reconstituição minuciosa dos interiores poderia ter sido um momento de grande criatividade e cooperação interdisciplinar. Mas enfim, nada se criou, tudo se perdeu: nada ficou que pudesse ser transformado.
As cidades renovam-se, transformam-se, acumulando no seu seio várias idades, sobrepondo referências urbanas, para o bem e para o mal. Mas a história urbana não se revela apenas nas casas, ruas e praças, mas também na gente que as habitou e percorreu, e nelas fez história.
Não existe entre nós, talvez, suficientemente enraizado, o instinto de preservar, nem o gosto de dar a ver o passado de um modo simultaneamente imobilizado e vivo, numa sequência de aprendizagem, abrindo caminhos a novas peregrinações, fixando na cidade novos pontos de referência que dêem mais espessura à sua história íntima. Ou talvez falte sobretudo amor à cultura, por não termos colectivamente interiorizado que ela é tudo o que somos, e nela se reflecte tudo o que não somos. Ou, então, teremos de acreditar que as palavras de Garrett continuam a fazer sentido, mais de século e meio depois: «Em Portugal não há religião de nenhuma espécie. Até a sua falsa sombra, que é a hipocrisia, desapareceu. Ficou o materialismo estúpido, alvar, ignorante, devasso e desfaçado, a fazer gala de sua hedionda nudez cínica no meio das ruínas profanadas de tudo o que elevava o espírito...»
Jorge Colaço
*Artigo publicado no volume colectivo Annualia 2006-2007, Editorial Verbo, Lx., 2006, nas livrarias a partir da próxima semana.
** Ver gravura neste post de Março.

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